Analista Comportamental
- Competições Senac de Educação Profissional
As Competições Senac são o maior torneio de educação profissional do comércio de bens, serviços e turismo do país, reunindo alunos e egressos do Senac de todo o Brasil. Esses jovens, com até 21 anos de idade, são selecionados inicialmente em uma etapa escolar e outra regional, que funcionam como seletivas para a edição nacional. Os competidores participam de provas em sete ocupações profissionais: Cuidados de Saúde e Apoio Social; Serviço de Restaurante; Estética e Bem-Estar; Cozinha; Florista; Recepção de Hotel e Cabeleireiro. As provas reproduzem situações reais do dia a dia de cada profissão.
Além de psicóloga clínica sou analista comportamental do SENAC-RS. Acompanho a CSEP desde 2021, realizando treinamento e acompanhamento comportamental com os experts de cada ocupação, junto ao psicólogo do Departamento Nacional Lucas Elias Rosito, o qual também já atuou no RS. Nesta experiência desenvolvi meus conhecimentos em psicologia aplicada à performance, com base na abordagem Cognitiva-Comportamental, auxiliando nas competições e também em outros projetos e equipes esportivas que trabalhávamos. Em 2023 entrei para o time do RS atuando com os competidores e treinadores, acompanhando-os até a etapa nacional. Hoje sigo na equipe visando sempre o melhor desempenho de todos, refinando e desenvolvendo competências psicológicas (concentração, regulação emocional, disciplina, preparação mental, entre outros), além do cuidado e bem-estar como um todo do nosso time.
A competição do Senac é uma experiência única, que transforma o aluno não apenas com o desenvolvimento técnico e profissional, mas como pessoal. Ser um competidor não se resume aos dias de competição. O aluno se transforma em um competidor ao longo dos meses de preparo, adaptando os aspectos mentais e comportamentais para lidar com a pressão característica das provas. Assim, ao observarmos os estudantes em competição, estamos presenciando algo além da simples demonstração de habilidades técnicas. Estamos vislumbrando jovens preparados para o mercado de trabalho, conseguindo enfrentar situações inesperadas, complexas e reais. Através do preparo comportamental, o competidor se capacita a executar suas habilidades em diferentes circunstâncias, mantendo um padrão de desempenho e excelência elevados.